Quais são os riscos de ficar sentado por muito tempo?

Não fumo, não bebo, sigo a dieta mediterrânea… Mas, você se mexe? Se o seu horário de trabalho o deixa exausto para realizar qualquer tipo de exercício físico de forma rotineira, saiba que são cada vez mais as pessoas que decidiram se manter em forma no escritório. Como? Graças às iniciativas de algumas empresas pioneiras que instalam academias para seus empregados, fornecem bolas para sentar-se ou, inclusive, proporcionam períodos para atividades laborais. Mas quais são os riscos de ficar muito tempo sentado?

riscos de ficar sentado

Riscos de ficar muito tempo sentado

Pesquisas recentes mostram que pessoas que ficam sentados por longos períodos de tempo podem desenvolver uma série de problemas de saúde, incluindo obesidade e síndrome metabólica – um conjunto de condições que inclui hipertensão arterial, diabetes mellitus, e elevações no colesterol e triglicérides. Ficar muito tempo sentado também aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares como infarto, e risco de desenvolver câncer.

Um outro estudo recente comparou adultos que passavam menos de duas horas por dia em frente à TV ou computador, com aqueles que ficavam mais de quatro horas por dia nessas atividades. Aqueles que ficavam mais de quatro horas por dia sentados tinham:

  • 50% de maior risco de morrer por qualquer causa
  • 125% risco maior de desenvolver doenças cardiovasculares, tais como infarto, e dor no peito (angina).

O aumento do risco não era relacionado a riscos tradicionais para doença cardiovascular, como tabagismo ou hipertensão arterial.

Sentado na frente da TV não é a única preocupação. Qualquer sessão estendida – como atrás de uma mesa de trabalho ou ao volante – pode ser prejudicial.

04 motivos de dor ao trabalhar muito tempo sentado >
Conheça mais medidas preventivas >

Recomendações para não ficar muito tempo sentado

Em vez disso, a solução parece ser ficar realmente menos sentado, e sim uma solução mais global. Você pode começar por simplesmente ficar de pé sempre que tiver a chance, em vez de ficar só sentado.

  • Ficar de pé ao falar no telefone ou durante as refeições.
  • Pensar em maneiras de caminhar enquanto você trabalha: dê algumas voltas com seus colegas, em vez de reunirem-se para pequenas reuniões.
  • Devem ser feitas pausas a cada hora para levantar-se da cadeira.
  • Existem medidas mais simples, como a introdução de uma bola fitball (bola de elastômero de grande diâmetro que se usa na no pilates) para sentar, que permite trabalhar a estabilidade do centro do corpo. Sentar-se sobre uma fitball obriga a manter as costas mais erguidas e em uma posição mais correta.
  • Fazer atividade física regularmente, 4-5 vezes por semana, por no mínimo 40 minutos.
  • Permanecer um período trabalhando em pé, caso seja possível.
Compartilhe essa informação!
Esportiva-Brasília
Esportiva-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *