Dor no joelho ao pedalar

Dor no joelho ao pedalar é muito comum, pois o joelho, sem dúvida, é a articulação do corpo mais exigida durante o pedal. É preciso atenção a dores nessa região.

Saiba mais sobre as principais lesões ortopédicas do ciclismo >

Dor no joelho ao pedalar

Como o joelho pode ser danificado?

Se alguém cai da bicicleta, o prejuízo é bastante óbvio. Mas juntamente com os habituais cortes e escoriações, outros danos mais graves tem que ser verificado. Pode haver uma fratura, ligamentos cruzados ou colaterais ou cartilagem rasgada (menisco).

A boa notícia é que esses tipos de lesões são muito raros no ciclismo em relação ao futebol, rúgbi, etc. No entanto, ter um joelho inchado e dor no joelho ao pedalar após um acidente é ainda ruim o suficiente e indica que o joelho tem tomado um monte de pancada e irritatação.

Trauma é uma situação muito aparente, e existem outros fatores que podem não são tão vísiveis, como: atores anatômicos, problemas no ajuste da bicicleta, esforço excessivo e repetitivo ao pedalar, ou técnicas esportivas inadequadas.

Causas da dor no joelho ao pedalar

Fatores anatômicos

– Assimetria de membros inferiores, levando a dores na banda iliotibial (região lateral da coxa) e posteriores da coxa, devido ao consequente alongamento no membro mais curto, a cada pedalada.
– Pelve mais larga, comum nas mulheres, aumenta o estresse lateral no joelho.
– Alguns ciclistas tendem a pedalar colocando o joelho para dentro, para diminuir a resistência do ar e melhorar o rendimento. No entanto, o estresse repetitivo associado a essa alteração biomecânica, gera sobrecarga na articulação patelo-femoral, região lateral do quadríceps, glúteo médio e impactos na articulação do quadril.

Dor no joelho ao pedalar postura adequada

– Fraqueza dos músculos quadríceps (anterior da coxa), isquiotibiais (posterior da coxa), flexores do quadril e glúteos levam a técnicas ineficientes e sobrecargas das articulações e tendões.
– Falta de flexibilidade dos membros inferiores, causam lesão da banda iliotibial.

Ajuste da bicicleta

– O selim alto demais ou muito para trás ocasiona extensão exagerada do joelho, irritando a banda iliotibial, estressando o tendão do bíceps femoral, sobrecarregando a articulação patelo-femoral, gerando dor posterior do joelho.
– O selim baixo demais e para frente, gera hiperflexão do joelho, com dor no joelho ao pedalar anterior e estresse dos tendões patelar e quadriciptal.
– Se o taquinho da sapatilha, estiver com uma rotação interna (ponta dos pés para dentro), leva a estresse anterior e lateral do joelho.
– Se o taquinho da sapatilha estiver com uma rotação externa (ponta dos pés para fora), leva a estresse da região medial do joelho.

Dor no joelho ao pedalar varo - valgo

Dor no joelho ao pedalar na frente

Quando o joelho dói na patela, geralmente das forças dos músculos do quadríceps. Questões específicas de bicicleta para verificar incluem a altura e a posição do selim (mais para frente ou para trás); e comprimento da pedivela.

Um selim muito baixo fará com que o ângulo do joelho fique muito apertado na parte superior, o que aumenta as forças que puxam a patela contra o fêmur e aumenta a probabilidade de uma tendinite e estresses prejudiciais na cartilagem da patela. Da mesma forma, quando as pedivelas são muito longas para o comprimento da perna, a articulação patelo-femoral é muito sobrecarregada no topo do curso.

Quão baixo é muito baixo para um selim? Para uma referência rápida para verificar se o seu selim está na altura certa, sente-se e apoie o calcanhar no pedal com o pedal na posição das 6 horas, o joelho dessa perna deverá estar reto. Isso equivale a uma flexão do joelho de 20 a 25 graus quando estiver clipado.

Andar com o selim muito à frente também pode causar dor no joelho ao pedalar, na parte da frente. O selim deve estar posicionado de modo que a tuberosidade da tíbia – a protuberância anterior abaixo do joelho – fique diretamente acima da bola do pé, que por sua vez deve estar acima do eixo do pedal.

Dor no joelho ao pedalar atrás dos joelhos

A dor atrás do joelho é menos comum do que a dor na frente, e geralmente é mais fácil rastrear o culpado: hiperextensão do joelho,. Seu selim está muito alto ou muito para trás. Tente abaixar o selim um pouco ou movê-lo um pouco para frente em relação ao guidão.

Essa dor no joelho ao pedalar também é mais comum entre os ciclistas que passam muito tempo em bike fixa, em que se usa os isquiotibiais para desacelerar o curso do pedal, e  que pode colocar o tendão do bíceps femoral (um músculo isquiotibial que corre na parte de trás da perna em direção ao lado de fora do joelho) sob muita carga e irritá-lo. Dê folga às suas pernas pedalando com uma roda livre de vez em quando.

Dor no joelho ao pedalar na parte interna

Quando você sente dor no interior (ou no lado medial) dos joelhos, olhe para os pés: a colocação incorreta do taquinho da espatilha é muitas vezes um culpado. Os taquinhos mal posicionados podem estressar os ligamentos colaterais internos e causar dor nos lados internos (ou mediais) dos joelhos.

Demasiada flutuação em seus pedais também pode causar Dor no joelho ao pedalar medial. Um pouco de flutuação – cerca de 4,5 graus – é tudo o que você precisa para ficar confortável e evitar que os joelhos fiquem estressados.

Prevenindo dores no joelho ao pedalar

Aquecimento: Tal como acontece com a maioria dos esportes, um pouco de aquecimento para ter o sangue fluindo e músculos preparados é uma boa idéia. Como regra geral, tente pelo menos 15 minutos de giro moderado antes de atacar uma subida ou girar forte no plano.

Gire mais: Veja o vídeo dos profissionais em ação e você notará giros mais rápidos e fluidos. E suas articulações vão agradecer uma cadência mais alta.

Acumule quilometragem gradualmente: Comece com uma quilometragem mais baixa e aumente a distância total não mais que 10% por semana.

Atente-se às mudanças: Seu corpo gosta de consistência, portanto, quando altera o equipamento, seus joelhos podem não gostar. Quer você adquira uma nova bicicleta, sapatilhas novas ou novos pedais, vá com calma no começo para ter tempo de adaptação. Faça os ajustes corretos.

Fique em forma: Se a or no joelho ao pedalar persistir, considere consultar um profissional de bike fit. Este pode acabar sendo o melhor dinheiro que você já gastou como ciclista.

Saibas como prevenir a dor lombar na pratica do ciclismo >

Compartilhe essa informação!
Esportiva-Brasília
Esportiva-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia e Fisioterapia em Brasília-DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; lesões de menisco com sutura em crianças e reparo; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *